Como parar o clique da ATM – Com exercícios em casa

11 de junho de 2019

O clique da mandíbula causado pelo distúrbio da articulação temporomandibular, também conhecido como ATM, pode ser um problema desagradável e persistente. Sua articulação temporomandibular conecta seu maxilar ao seu crânio.  Uma vez que existem várias causas para a ATM, não existe uma cura para o que o clique da mandíbula causa. No entanto, existem muitos tratamentos paliativos  que podem ajudar a gerenciar o clique e alterar os hábitos que o tornam pior. Converse com seu dentista sobre o melhor tratamento médico.

Método Um dos três:  Gerenciando o clicar da ATM
Passo 1 – Relaxe sua mandíbula, abrindo ligeiramente a boca. Quando puder, tente manter sua mandíbula em uma posição relaxada, abrindo a boca apenas o suficiente para que seus dentes não toquem. Isso pode aliviar um pouco da pressão na mandíbula que geralmente causa o clique.
☝ Se você perceber que está apertando sua mandíbula ou rangendo os dentes, abra ligeiramente a boca para parar de criar pressão excessiva.
☝ Se você acordar com dor na mandíbula ou nos dentes, poderá ranger os dentes à noite. Converse com seu médico sobre como obter um protetor bucal que você pode usar enquanto dorme.
☝ Só use protetor bucal, se seu dentista recomendar.
Passo 2 – Massageie sua mandíbula para aliviar a tensão muscular. Músculos apertados ao redor da linha da mandíbula podem contribuir para clicar e causar dor ao redor da boca. Coloque os dedos indicadores em qualquer área dolorida, pressione suavemente e mova os dedos em pequenos movimentos circulares até sentir os músculos relaxarem.
☝Repita os movimentos de massagem com a boca aberta e fechada para ajudar a relaxar todos os seus músculos do queixo. 
☝ Você também pode usar um dedo limpo para massagear o interior da boca com as mesmas técnicas, se sentir rigidez muscular nessa área.
Passe 3 – Não tome nem mesmo um analgésico sem prescrição médica.
O Clicar pode piorar quando sua mandíbula está inflamada. Tomar antiinflamatório não-esteróide (AINE),  pode ajudar a controlar a dor e o inchaço, o que, por sua vez, pode reduzir o clique da mandíbula.
⚠ Não tomem remédios sem prescrição médica.  Sempre fale com seu médico antes de começar um novo suplemento. Eles podem ajudá-lo a verificar se há interações medicamentosas potenciais ou outros riscos e efeitos colaterais com base no seu histórico médico pessoal.
Método dois de três:  Mudando os hábitos que causam o clique
Passo 1 – Use um protetor (placa) bucal para evitar o ranger dos dentes. A moagem é um fator importante para o clique e a dor na região da mandíbula. Se você range os dentes à noite ou enquanto trabalha, considere usa um protetor bucal. Converse com seu dentista.
☝ Não use placas que não seja feita especificamente pra você. Se você mói os dentes enquanto dorme, já existe aparelhos/protetores bucais destinados especificamente ao uso noturno. Verifique com seu dentista.
⚠ estou sendo repetitiva neste assunto, porque atualmente existe estas placas em farmácias e até na internet, e isso só piora o nosso quandro de quem tem ATM ou DTM e também não usem aquelas placas que as vezes os atletas usam), é um risco e com certeza vai piorar seus sintomas.
Passe 2 – Tente parar de morder nervoso e mastigar. Hábitos como morder lápis,  mascar chiclete  ou roer as unhas podem irritar seu maxilar, contribuindo para o clique da ATM. Tente encontrar novas maneiras de ocupar as mãos ou direcionar a energia nervosa, por exemplo, usando uma bola de estresse. Você também pode considerar a obtenção de lápis mecânicos de metal que são desagradáveis ​​de mastigar.
Dica Básica: Às vezes, você pode nem perceber que começou a morder ou mastigar. Peça a um amigo ou colega de trabalho que lhe diga se o vê morder ou mastigar nervosamente.
Passe 3 – Coma alimentos mais macios em vez de crocantes. Alimentos crocantes, incluindo vegetais crus, batatas fritas, pretzels duros e cereais matinais podem exacerbar o clique da mandíbula. Sempre que possível, tente comer alimentos mais macios, como massas, legumes cozidos, omeletes e sopa.
☝ Alimentos excessivamente mastigáveis, podem fazer o queixo piorar também. portanto evite-os.

Passe 4 – Trabalhe para reduzir o estresse em sua vida diária. O estresse pode levar a apertar ou triturar os dentes, o que pode causar ou piorar o clique da mandíbula. Tente adotar um programa pessoal de alívio do estresse. Mesmo pequenas mudanças, como praticar a respiração profunda em uma situação estressante, podem ajudar a reduzir os sintomas físicos. 

☝ Tente tirar 5 minutos por dia para meditar. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e tente limpar a mente. Se você é novo na prática, procure um profissional da área  para ajudá-lo no processo. 

☝Se você passar por situações particularmente estressante, desculpe-se, e saia do ambiente pular no cangote de alguém, respire fundo ( lembra da Hortência do Vôlei? pois é… dê uma respirada como ela fazia quando ia encestar rsrsrs) . Caminhe em uma área calma e continue respirando fundo algumas vezes antes de voltar.

☝ Dê um passeio rápido durante a sua pausa para o almoço,  ou faça caminhada no final do seu dia é uma ótima maneira de aliviar o estresse diário.

Método Três de Três:  Obtendo Assistência Médica

Passe 1 – Tente acupuntura como  alternativa. A acupuntura pode ajudar o estresse muscular e o aperto da mandíbula que causam o clique. Procure por um acupunturista licenciado em sua área e deixe-os saber o porquê você esta procurando este profissional.  Que é ajuda para parar com os cliques, tensão e/ou dor em sua mandíbula. 

☝ A  acupuntura é uma prática de medicina alternativa na qual agulhas muito finas e semelhantes a pelos são inseridas em pontos específicos do corpo para ajudar a aliviar a dor, o estresse ou a tensão. Geralmente é recomendado em conjunto com práticas de fisioterapia mais tradicionais.

Passe 2 – Procure um fisioterapeuta com especialização em fisioterapia faciais. A fisioterapia é útil para aqueles que tem o clique da mandíbula. Este profissional vai te orientar e auxiliar com uma série de alongamentos, exercícios e massagens para ajudar a minimizar o estalo. 

⛔ Dica básica:  peça ajuda ao seu dentista, ele é o melhor profissional para te orientar e/ou indicar  um fisioterapeuta.

Passe 3 – Pergunte ao seu dentista sobre splints orais. Uma placa oral é como um protetor bucal resistente que se encaixa sobre os dentes assim você “impede” triturar e cerrar o queixo. Seu dentista vai te indicar o tipo de placa ideal para você. Eles também mostram como colocá-los, removê-los e cuidar adequadamente deles.

Passe 4 – Converse com seu dentista sobre opções cirúrgicas. Nos casos em que os tratamentos “paliativos”  e a terapia tratam a ATM, a cirurgia pode ser necessária. O procedimento cirúrgico exato que você precisará depende da gravidade de suas condições e dos sintomas que você tem. 

  • Artrocentese Este é um procedimento minimamente invasivo que utiliza uma série de pequenas agulhas para irrigar o fluido na articulação e eliminar quaisquer detritos e subprodutos inflamatórios.
  • Cirurgia de articulação aberta. Neste procedimento, um cirurgião oral abre sua mandíbula para reparar sua articulação. Este procedimento envolve mais risco do que outras opções cirúrgicas, por isso deve ser cuidadosamente discutido com o seu dentista.
  • Artroscopia da ATM. Este procedimento funciona como cirurgia de articulação aberta para reparar sua articulação, mas usa um artroscópio e pequenas ferramentas cirúrgicas para trabalhar na mandíbula. É uma cirurgia menos invasiva e menos arriscada do que a articulação aberta.

Este artigo foi co-escrito por Jurdy Dugdale, RN . Jurdy Dugdale , registrada na Flórida. Ela recebeu sua licença de enfermagem do Florida Board of Nursing em 1989.

Deixe um Comentario